
O Saber em Rede, maior rede de captação de alunos para instituições de ensino superior do Brasil, acaba de consolidar sua presença na região Norte do país. Pará, Acre e Roraima foram os últimos estados a receber a plataforma, que agora atua em todo o território nacional. A expansão busca reduzir barreiras históricas de acesso à educação em locais com pouca infraestrutura acadêmica, oferecendo alternativas viáveis para milhares de brasileiros interessados em cursar uma graduação.
De acordo com Laila Martins, CEO do Saber em Rede, ampliar as possibilidades de ingresso no ensino superior é um compromisso com o futuro. “Quando eliminamos barreiras geográficas e econômicas utilizando soluções digitais, criamos caminhos de ascensão social”, afirma Laila.
Assim, a edtech conecta universidades a novos públicos por meio de uma base de afiliados que atua de forma descentralizada. “Com a nossa plataforma, qualquer um, de qualquer lugar, pode se cadastrar gratuitamente, inclusive estudantes já matriculados, e começar a indicar novas pessoas para instituições parceiras, como Estácio, Cruzeiro do Sul, Uninter, UniFatecie e Universidade La Salle”, complementa.
Comissões e tecnologia
Visto que a cada matrícula confirmada os representantes recebem comissões em dinheiro, cria-se um ciclo positivo nas comunidades atendidas em que educação e geração de renda caminham juntas. Desde sua criação, a startup já ajudou a matricular cerca de 100 mil alunos e distribuir em torno de R$17 milhões. Destacam-se cursos como Administração, Pedagogia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, refletindo a busca por formações com alto potencial de empregabilidade.
O Saber em Rede tem investido em inteligência artificial para expandir a atuação em regiões menos atendidas, por meio da criação de materiais de apoio personalizados, ajustados ao perfil e à localidade de cada afiliado. “Com mais pessoas capacitadas, conseguimos intensificar nosso impacto nos territórios onde atuamos. A combinação entre tecnologia e presença local permite chegar mais longe”, complementa Laila.
Outro pilar da expansão está na criação de novos polos educacionais, estratégia que envolve parcerias com governos locais e organizações comunitárias. Por meio de programas próprios ou indicações da base de afiliados, esses polos aumentam o alcance territorial das universidades, aproximando o suporte acadêmico dos estudantes e promovendo maior adesão e permanência nos cursos.
Exclusividade educacional
Para se destacar no mercado de indicações, o Saber em Rede atua de forma segmentada, com foco exclusivo no setor educacional e atendendo às necessidades específicas dessas instituições de ensino.
A partir desse raciocínio, a edtech consegue desenvolver iniciativas únicas e oferecer suporte individualizado, visando atrair, reter e engajar os embaixadores. Um exemplo disso é o Indicaê, programa de afiliados gratuito que criou em parceria com a Estácio, que recompensa financeiramente os participantes por cada nova matrícula gerada na faculdade. O projeto já soma mais de 80 mil afiliados e R$ 6 milhões pagos em comissões.
João Sales Alves 11988068261 [email protected]